o que é Kirigami?


Mas o que é kirigami?

KIRIGAMI, é a união de duas palavras japonesas, "kiri" vem do verbo "kiru" que significa "cortar" e "gami" vem da palavra "kami" que significa "papel". Então é a arte de cortar papel.

Não se sabe ao certo a origem desta arte, pois pela essência da palavra alguns trabalhos antigos poderiam ser classificados como "kirigami" também, mas o que podemos afirmar é que esta arte ganhou escala por meio do arquiteto Masahiro Chatani (1934-2008), em 1981, que por meio de cortes e dobras no papel, desenvolveu incríveis trabalhos tridimensionais de monumentos que são conhecidos como "Origamic Architecture", cujos trabalhos presenteava os amigos, foram mais de 2000 modelos em 19 anos de dedicação a esta arte.

Uma das curiosidades citadas num dos seus livros "Goes Modern Building Masterpieces", foi a tentativa de criação de uma coleção de assinaturas dos 100 arquitetos mundialmente famosos para ser apresentada na galeria de arte da loja de departamentos Matsuya.

Quando era convidado para festas de arquitetos cujas assinaturas gostaria de acrescentar à sua coleção, carregava no bolso duas peças de versões originais dos edifícios de suas obras-primas.

No meio das festas, pedia ao anfitrião que lhe apresentasse aos arquitetos. Depois de cumprimentar, tirava os cartões dobrados do bolso e dava um a eles, um cartão era dado como presente e o outro para a assinatura. No livro não foi mencionado se o sr. Masahiro Chatani conseguiu concluir a coleção.


 Na figura acima é possível ver algumas assinaturas que ele conseguiu.

Os projetos em "Origamic Architecture", poderão ter aberturas de 90º, 180º e 360º, visualmente podemos comparar essas criações com os famosos livros infantis "pop-ups". No entanto, um diferencial importante é que o projeto é desenvolvido numa única folha de papel.

Em São Paulo, a pioneira a ministrar um curso de kirigami foi a professora Naomi Uezu, já influenciada pelos diversos livros publicados pelo arquiteto Masahiro Chatani.

Com a propagação do kirigami, um leque de oportunidades surgiram para aplicar esta técnica; convites de aniversário e casamento, decoração de vitrines, cartões corporativos e também em tratamento de saúde, pois estimula a criatividade, reduz o estresse, melhora a coordenação motora e a concentração.

Caso você queira aprender como fazer um kirigami de uma maneira simples e profissional e sem gastar nada, aqui está um ebook para você iniciar e só baixar e o melhor, não precisa fazer cadastro nenhum, ok!


>> > EU QUERO O EBOOK

Se você quer saber mais sobre esta arte, veja as sugestões aqui embaixo!

Um grande abraço e até mais.

Veja também:


Comentários

Postar um comentário